Covid-19: Ministério da Saúde divulga cronograma de vacinação de crianças

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A previsão da Pasta é que esse público, estimado em cerca de 20 milhões de crianças, comece a ser imunizado a partir de janeiro. A imunização da faixa etária de 5 a 11 anos não será obrigatória. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta os desafios dessa etapa e disponibiliza material para orientar as prefeituras.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a orientação da Pasta está respaldada em estudos clínicos realizados por agências como o FDA (agência reguladora de medicamentos americana), Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O direcionamento do Ministério da Saúde é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer (Comirnaty), autorizado para aplicação no público infantil pela Anvisa com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.

Cronograma
De acordo com o Ministério da Saúde, foram encomendadas mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. A previsão é de que essas unidades sejam entregues no primeiro trimestre deste ano, sendo 3,7 milhões de doses até o final de janeiro. A Pasta informou que três voos com 1,248 milhão de vacinas devem chegar ao país. O primeiro desembarcará no Brasil em 13 de janeiro, o segundo dia 20 e o terceiro dia 27.

As doses serão distribuídas de forma proporcional para os Estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa. As vacinas são parte do contrato assinado pelo Ministério da Saúde com a Pfizer e prevê a entrega de 100 milhões de novas doses de vacina em 2022, incluindo todas as faixas etárias que podem ser incorporadas ao PNO.

Comunicação

A CNM destaca que o eixo comunicação é um ponto fundamental para o sucesso da vacinação do público de 5 a 11 anos, uma vez que, por meio dela, é possível informar profissionais de saúde e a população quanto ao tipo de vacina ofertada, seus efeitos em termos de proteção, locais de vacinação e logística de entrega de imunizantes no território de acordo com as fases do Plano Nacional. Nesse aspecto, a entidade considera que estratégias que permitam a troca de informações sobre a segurança da vacina terão papel de destaque na confiança do público em todas as etapas da imunização.

Outros pontos fundamentais por meio da comunicação são o planejamento e a disponibilização de recursos que precisam chegar o mais cedo possível. Para preparar melhor o seu Município, a CNM produziu a Nota Técnica 4/2021. O material trata da Comunicação multidisciplinar: plano para vacinação contra a Covid-19. O documento com informações ampliadas tem como objetivo possibilitar que os Municípios construam seu Plano de Comunicação voltado para a vacinação contra a Covid-19, de forma integrada e multidisciplinar envolvendo Assistência Social, Educação e Saúde.

Mais em Saúde

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Nina Rodrigues

PREFEITURA MUNICIPAL DE NINA RODRIGUES

Endereço: PÇA. RUI FERNANDES COSTA, s/n \ CENTRO \ NINA RODRIGUES - MA \ CEP: 65450000

Qual o seu nível de satisfação com nosso site?

Prezado(a), esta avaliação sevirá para melhorar cada vez a experiência do site junto ao usuário. Os dados informados respeitará a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.